O primeiro passo para o emagrecimento sustentável

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Venho estudando a ciência da nutrição e treinamento físico há mais de 15 anos e posso te dizer com toda certeza, o emagrecimento é algo perfeitamente possível de ser alcançado por absolutamente todos.

No entanto, o ponto aonde muitos se frustram é perceber o quão difícil é se manter com aquele peso perdido, conseguir emagrecer e se manter magro sem ter que fazer restrições calóricas absurdas.

Veja bem, o erro da maioria das pessoas que tentam emagrecer é procurar uma solução rápida para um problema que perdurou por anos, ou seja, buscam a perda de peso acelerada para um corpo que esteve acima do peso saudável por anos ou décadas.

Ao entendermos isto, o primeiro passo a ser dado para o emagrecimento saudável e sustentável é a mentalidade do longo prazo, ou seja, entender que do mesmo jeito que levaram-se anos para o seu corpo se tornar o que ele é hoje, também levará tempo para que ele se torne uma versão melhor.

Isto não quer dizer que não haverá mudanças significativas no início do processo de emagrecimento. Muito pelo contrário. Provavelmente as maiores mudanças ocorrerão nas primeiras semanas, como perda de medidas, diminuição da sensação de inchaço, melhora da disposição e, claro, uma grande sensação de motivação ao ver os progressos já conquistados.

Mas este é o ponto que a grande maioria “morre na praia”, pois eventualmente o progresso começará a ficar cada vez menor, o peso irá parar de descer tão rápido, o planejamento alimentar tenderá a ficar monótono e a motivação começará a desaparecer. Lhe parece familiar?

É importante entender que não podemos depender da motivação quando temos uma visão de longo prazo. Pense no seguinte cenário: é domingo a noite, você colocou na sua cabeça de que irá mudar os seus hábitos, vai acordar mais cedo para correr antes de ir trabalhar e retirar todo o carboidrato da sua dieta por 2 meses. Você então começa a fazer isto por 1 semana seguida, sem errar. Mas aí acorda um dia pela manhã com muita dor de cabeça, frio, chuva forte e, na noite anterior, brigou com sua esposa, marido, namorado, namorada ou familares. Aonde estará a sua motivação neste momento? Provavelmente na coberta junto com a sua vontade de querer continuar o resto do dia na cama.

A motivação serve como uma faísca, um propulsor para te tirar do lugar, mas não dependa dela para continuar o processo. Dificilmente ela estará com você nos seus piores dias.

Sempre que estiver procurando uma mudança significativa em sua vida, seja ela física, emocional, profissional ou financeira, tenha a mentalidade do longo prazo como seu mantra, pois é através da constância do seu planejamento, e não da mudança abrupta de seus hábitos, que o resultado virá e ficará.

Lembre-se que antes de ser excelente, você precisará ser frequente. E diante disto, o sucesso no emagrecimento será inevitável.

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Curso Online

Logo Método Levemente

E-book

6

estratégias simples e
eficientes na melhora do
ESTRESSE, COMPULSÃO ALIMENTAR E SONO INADEQUADO DE FORMA 100% NATURAL.

Posts Recentes